-
Arquitetos: Alfonso Alzugaray
- Área: 17625 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:J.M. Cutillas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como em praticamente todos os empreendimentos urbanos ao redor de Pamplona, Ardoi, este estabelece uma grelha de grande o bastante para criar um "jardim-pátio" privado, definido pelos três blocos que conformam um "U".
Tomando como referência o espaço central, este ordena todo edifício, abrindo-se ao uso de todos. Propusemos um modelo de habitação com orientação dupla, com espaços abertos para o "jardim-pátio" e os quartos voltados para as ruas adjacentes. O projeto oferece percursos circulares entre seus ambientes e a tipologia permite a adaptação a diferentes estruturas, com pouca variação.
O "jardim-pátio" está voltado para sul e, consequentemente, recebe luz solar. Faziam-se necessários elementos de proteção solar, então projetamos uma pele dupla formada pela continuação dos balcões com painéis móveis. Este dispositivo facilita o sombreamento e permite a criação de grandes vazios para as áreas de estar e cozinhas.
É importante ressaltar que conceitos como sustentabilidade e eficiência energética estiveram presentes desde o início das etapas projetuais. A lógica de projeto é a mais eficiente e econômica possível, buscando resolver as questões relacionadas a este tipo de projeto habitacional.
As extremidades do projeto são bastante estreitas, uma consequência da legislação urbana que estabelece um volume bem específico para a região. Queríamos fazer uso de apenas um material, um que resolvesse os problemas construtivos, a ponto mesmo de negligenciar a composição. De fato, é o uso cotidiano das habitações que define a aparência dos edifícios através da arbitrariedade das aberturas.
Painéis de alumínio revestem as fachadas, tanto fixos, quanto móveis que apresentam perfurações e permitem a entrada de luz e vistas para o exterior. No entanto, as fronteiras com os espaços públicos, terraços e entradas são revestidas com painéis de madeira, um material aprazível que reforça uma imagem unificada entre os quatro edifícios.